Terça-feira, 18 de Setembro de 2007

A (des)Educação à portuguesa...

Em mais um arranque de ano lectivo multiplicam-se os debates e as opiniões sobre o sistema de ensino em Portugal... um deles foi o Prós&Contras de 19/09/2007 transmitido, como habitualmente, pela RTP... mais uma vez a protagonista desta encenação foi a Srª Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues. Foram tantas as bacoradas proferidas neste debate que quando acabou (aguentei estoicamente até ao final) estava com dores de barriga e muito mal disposto... com o vulgo vómito próprio de quem comeu algo que lhe deu cabo de todo o aparelho digestivo. Tudo isto sob a chancela da RTP, canal de televisão pago por todos nós, e com o "amadrinhamento" da jornalista Fátima de Campos Ferreira.

Como fiquei indignado com mais um programa (des)educacional do nosso panorama televisivo escrevi à RTP... devidamente identificado!!! Não sei se me vão responder, provavelmente não, mas libertei um pouco do que me estava preso na garganta (neste caso na ponta dos dedos com que teclo neste PC). Deixo aqui uma cópia do conteúdo do referido e-mail:

 

Quero aproveitar esta oportunidade para expressar a minha indignação e desagrado sobre a forma como este programa é conduzido sempre que o assunto é a educação. O facto já não é novo... muitos, felizmente, têm sido os programas que a Drª Fátima Campos Correia dedica à educação. Porém, sem que se perceba muito bem porquê, os principais actores (juntamente com os alunos) nunca têm acento na bancada dos prós ou dos contras. Ministra da Educação, mais Ministra da Educação e mais Ministra da Educação. Foi vergonhosa a disparidade de tempo de antena dedicado à Srª Ministra da Educação e aos restantes participantes no debate, em especial ao único que no painel representava os professores, a quem foi constantemente cortada a palavra e impedido o raciocínio porque, claro está, era mais importante escutar a Srª Ministra. Podem dizer-me "os professores estavam representados, também pelos dirigentes sindicais"... e eu respondo "falo da presença de professores que trabalham no terreno com os alunos e que vivem e sentem na pele as dificuldades de que os senhores debatem no abstrato". Posso dar um exemplo concreto, para comprovar que um painel bem composto de supostos pensadores da educação em Portugal não sabem, muitas vezes do que estão a falar: às páginas tantas diz a nossa Srª Ministra, referindo-se aos CEF (Cursos de Educação Formação), qualquer coisa deste género 'os CEF já são, e no futuro esta situação será reforçada, uma hipótese de primeira escolha de muitos alunos'. Fiquei pasmado! E mais pasmado fiquei por não ter havido uma única alma na sala que contrariasse tal aberrante informação. Saibam, em bom rigor da verdade, que os CEF no ensino básico estão reservados a alunos maiores de 15 anos ou maiores de 14 anos mediante autorização das Direcções de Educação. Será que ninguém reparou que um aluno com esta idade já devia estar a terminar a educação básica e como tal o CEF não é para ele uma primeira escolha. Para os CEF no Ensino Básico estão a ser encaminhados os alunos que não conseguiram de outra forma concluir a escolaridade obrigatória e não são, de forma alguma, primeira escolha de ninguém. A preocupação do Ministério não é a qualidade do ensino mas sim as estatísticas da educação... há que alcançar os níveis de sucesso e as mesmas percentagens de população que conclui o Ensino Secundário que os restantes países da OCDE, nem que seja de forma artificial.
Deixei aqui apenas um exemplo do muito que foi mal dito neste "debate". A RTP, como canal público (do povo português), têm obrigação de ser isento e correcto na informação que transmite ao povo deste país e, lamentavelmente,
 no que à Educação diz respeito isto não tem acontecido. Se me é permitido deixo aqui um conselho... debates sobre educação fazem-se com a Srª Ministra da Educação mas faz-se também com professores e alunos... ou consideram os responsáveis destes programas que os professores portugueses não sabem falar em público????

 

 

sinto-me:

publicado por corrosivojr às 11:29
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Brama a 18 de Setembro de 2007 às 16:56
Brilhante meu lindo, é por estas e por outras que me orgulhas como pessoa ... sabes que te adoro, és um homem com os ditos no sítio ... ai que raiva seres tão magrela ... então como eu ando enraivecido até ao tutano, fazíamos uma dupla altamente destrutiva, ai se eu pudesse, se me fosse nem que por uns míseros dias, dada a possiblidade de pôr e dispor, o que eu não fazia, até acho que teria uma taquicardia só do prazer extremo que sentiria ... ódio, ÓDIOOO ...
escreveste esta carta e muito bem, duvido que recebas alguma resposta, mas esta mesma carta deveria ser enviada para um jornal para publicação, não sei quais os trâmites utilizados apra esse fim, mas pronto ...

PS: deixa-me só fazer um piiiqueno reparo na escrita, a dada altura, quando te referes aos CEF, mencionas "contraria-se" ... altera para "contrariasse" ... é o tal erro que às vezes por distracção cometemos. Se ainda não enviaste a tua carta, altera por favor ...
o resto está optimo ... são pessoas como tu que me dão força para continuar


De corrosivojr a 19 de Setembro de 2007 às 13:25
My friend... os seus reparos são sempre bem vindos!!!! Você sabe que eu tb o adoro! Os dois juntos a cortar neste país seria algo tipo Ogiva Nuclear pronta a acertar em alguns edifícios apalaçados com nome de santo deste pobre país...

HEHEHE


De Graduated Fool a 6 de Outubro de 2007 às 17:29
Muitíssimo bom. Boa, boa, boa!
Eu sou, desde há anos, coordenador de CEF e digo aqui que não passam de uma palhaçada completa. Os miúdos vão para lá obrigos como último recurso, não deles mas da escola, e é-lhes, praticamente dado o diploma. É isso e pouco mais.
O problema destes debates é que a ministra brilha perante a audiência ignorante portuguesa de quem não sabe bem do que se fala e não há lá alminha alguma que se levante e lhe diga duas ou três simples que a calem de uma vez. É revoltante.


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Nouvelle Vague - In a Man...

. Ao amigo Brama...

. Música...

. Ascensão de anjo negro em...

. Estou de Volta com Beatri...

. O mundo gira e avança...

. Post a dois amigos (beijo...

. O FIM

. Quem foi Antínoo?

. Fernando Pessoa - o génio...

.arquivos

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Maio 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.tags

. anna netrebko;

. aula magna

. becky taylor

. brad kane;

. caruso; música; ópera

. celine dion; i surrender;

. christina aguilera

. damien rice;

. declan galbraith

. desporto;

. desporto; patinagem;

. diamanda galás

. divas;

. educação;

. educação; ministra da educação; visitas

. educação; visitas de estudo;

. erasure;

. eros ramazzotti;

. fernando pessoa;

. jorge de sena; antínoo;

. josh groban;

. língua; português;

. música;

. música; pablo neruda;

. nouvelle vague

. ópera;

. pablo neruda;

. pavarotti;

. poesia; khalil gibran; amizade

. poesia; nazim hikmet

. praxe;

. ramin karimloo; lea salonga; musicais; d

. the cinematic orchestra

. whitney houston;

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds